o projeto.png

   A Superfantástica Caixa de Brinquedos é um espetáculo teatro-musical que reúne personagens, brincadeiras e canções conhecidas do grande público, tais como Piuí-Abacaxi, a Boneca Emília, Pular-Corda, Iô-Iô...as quais marcaram a infância de uma geração. Todavia, esses seres ficcionais, brinquedos e músicas nunca caíram no esquecimento; estão presentes até hoje no imaginário infantil brasileiro e, constantemente, lembrados ou revisitados em diversos eventos culturais. Portanto, a principal proposta dessa peça-show é rememorar os tempos de uma infância feliz (quando ainda se podia brincar, tranquilamente, nas ruas, nem reinavam celulares ou aplicativos de jogos eletrônicos), ativando a imaginação das crianças e a memória afetiva dos adultos.

    Com o subtítulo músicas de ontem para crianças de hoje, esse show teatral pretende criar e fortalecer o elo entre gerações, por meio do resgate de 40 canções e brincadeiras das décadas 1980 e 1990, período em que os produtos culturais destinados ao público infantil e, até mesmo, o ato de ser criança foram valorizados e ressignificados pela mídia e cultura pop dessa época. Assim, A Superfantástica Caixa de Brinquedos é uma obra direcionada tanto às crianças e jovens dos dias atuais, que conhecerão um universo lúdico e contagiante, quanto aos adultos, que reconhecerão com saudade os hits e histórias que fizeram e fazem parte de suas vidas.

    Reunir essas músicas, personagens e brincadeiras em um “show teatral” para crianças revela um aspecto vanguardista aos espetáculos destinados a esse público específico, tão acostumado a novidades e surpresas. A Superfantástica Caixa de Brinquedos coleta o que melhor se produziu para a infância e juventude em termos de cultura pop, com destaque para a ação de brincar como atividade cognitiva e sensorial, partindo de ícones do universo infanto-juvenil, como por exemplo, o brinquedo Genius, símbolo da memória, mas que nesse espetáculo funciona como norteador da narrativa e desencadeador da memória afetiva da plateia adulta.

000003.png
000005.png
000002.png
000004.png