quem somos.png
000005.png
Foto Quem somos Cenicomania.jpg

  Formada em 1992 na Escola Estadual de Segundo Grau (Eesg) Professor Primo Ferreira, em Santos, litoral paulista, a Companhia Teatral Cenicomania nasceu do Projeto Escola Padrão, que oferecia aos finais de semana, cursos extracurriculares aos alunos da rede pública de ensino.

  Seu primeiro espetáculo desenvolvido pela companhia através de laboratórios específicos foi em 1995, com o infantil “Travessuras no Mundo da Imaginação”, conquistando o espaço dentro do movimento teatral da cidade. Em 1996, a companhia estreou a comédia “O Inspetor Geral” de Nicolai Gogol, sendo vencedora da fase municipal do “Mapa Cultural Paulista”. Em 1998 a Cenicomania traz ao público seu espetáculo baseado na obra de Monteiro Lobato – “O Sítio do Pica-Pau Amarelo”, o infantil “Real Ilusão”, que conquistou 17 prêmios em apenas três Festivais de Teatro.

   Com o espetáculo “O Golpe”, a Cia Teatral confirma a seriedade dos seus trabalhos e o compromisso com a inovação e a pesquisa, no Movimento Teatral Santista, utilizando a linguagem de teatro-dança em espaços alternativos, como celas de cadeias desativadas, galpões, entre outros. “O Golpe” foi reconhecido e premiado nos principais Festivais de Teatro do Estado de São Paulo.

  Ao completar 12 anos de estrada, a Cia Teatral Cenicomania vem ao palco com o espetáculo infantil “A Lei e o Rei”, com texto de Teresa Frota e a Direção de Miriam Vieira, mostrando ao público infanto-juvenil a disputa de poder num jogo divertido, onde somente um sairá vencedor do tão cobiçado trono do Reino. Em 2009, a companhia traz a montagem do espetáculo “Minha Nossa, Soffredini – 70 anos”, em homenagem ao grande escritor Santista, Carlos Alberto Soffredini.

  Em 2011 a Cenicomania apresenta seu projeto de maior sucesso, “Reclame – Uma História de Amor”, com texto de Sérgio Manoel, Direção Musical de Nailse Machado e Direção Geral de Miriam Vieira. O espetáculo recebeu várias premiações e se manteve em cartaz por 5 anos ininterruptos.

  De lá pra cá, quase 3 décadas se passaram e a Cenicomania se tornou uma das companhias de maior expressão no teatro amador do Estado de São Paulo, conquistando o prestígio do público e crítica especializada, além de vários prêmios em uma dezena de espetáculos de sucesso.

000002.png
000003.png